top of page
bytechnologyjr

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA



O que é análise microbiológica da água ?



O exame microbiológico da água tem como objetivo fornecer informações a respeito da sua potabilidade, ou seja , ausência de risco de ingestão ou infecção por micro-organismos causadores de doenças, geralmente provenientes da contaminação pelas fezes humanas e outros animais de sangue quente. Também, vale ressaltar que os micro-organismos presentes nas águas naturais são, em sua maioria, inofensivos à saúde humana. Mas, na contaminação por esgoto sanitário estão presentes microrganismos que terão potencial de ser prejudiciais à saúde humana.


Tipos de análise


As análises são divididas em biológicas e físico-químicas. Nas biológicas são feitos exames bacteriológicos onde se verifica principalmente a presença de bactérias do grupo coliforme. Nas análises físico-químicas determina-se, entre outros, o gás carbônico livre, pH, cloretos, alumínio e fluoretos, e alguns parâmetros avaliados são a medição da condutividade, do pH, da turbidez e BOD (demanda bioquímica de oxigênio). As análises biológicas são realizadas para determinar a presença de bactérias, como coliformes totais, termotolerantes, e Escherichia coli. Antes de qualquer etapa é preciso autoclavar os materiais que serão utilizados com autoclaves verticais ou horizontais.

A maioria dos laboratórios brasileiros utiliza os métodos disponibilizados pela Fundação Nacional da Saúde (FUNASA) por meio do Manual Prático de Análise de Água (2013) e pelo Manual de Procedimentos de Amostragem e Análise físico-química de Água (2011) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

Os laboratórios responsáveis pela análise físico química e bacteriológica da água realizam os ensaios em vários tipos de amostras: potável, purificada, residual, para hemodiálise, naturais, dentre outras. O tipo da análise depende, no entanto, das exigências legais e da demanda do cliente. Assim, a análise físico-química e bacteriológica da água tem como princípio a avaliação das características físicas apresentadas pela amostra, como a sua tonalidade, se há algum odor ou sabor diferente

A composição química também é avaliada na análise físico química e bacteriológica da água. Nesta medida, é verificada se existe a presença de bactérias, agentes nocivos ou outra substância que podem impactar na qualidade da água e comprometer o seu consumo.


Qual a importância dessa análise?


É por meio dessa análise que é possível avaliar a qualidade da água que transita por determinados ambientes. Quando é bem realizada, previne doenças por contaminação biológica, pois ela identifica microrganismos patogênicos que indicam a contaminação da água por fezes, sejam elas humanas ou animais. Esses microrganismos são capazes de causar doenças como diarreia, febre tifoide e infecção intestinal, que podem levar à morte. Veja alguns exemplos:

Através da análise laboratorial da água, as pessoas obtêm água potável para consumo e para utilização diária.


● Desafios


Os testes rápidos enquadram-se em duas categorias, os que envolvem procedimentos convencionais modificados e os que requerem equipamento e material específico. Embora os métodos microbiológicos tradicionais, como a contagem de placas e a cultura de células, sejam os métodos padronizados e de referência para confirmar a presença de agentes patogênicos, muitas vezes são necessárias no mínimo 24h a 48h para obter os resultados. A aplicação de métodos rápidos é extensível às águas residuais e à água potável. Neste último caso, durante emergências que envolvem falhas em estações de tratamento de água ou outras perturbações no sistema de abastecimento, existe uma necessidade urgente de avaliação rápida da qualidade sanitária da água. Relativamente à análise microbiológica é necessário um teste que determine as populações bacterianas totais num período de tempo muito curto, para que possam ser tomadas medidas corretivas em tempo útil de modo a proteger a integridade do abastecimento de água, salvaguardar os consumidores de contaminantes microbianos potencialmente patogénicos e assegurar o cumprimento das regulamentações ambientais.


Aplicações


Muitos segmentos de mercado necessitam de análises e tratamentos da água, como: hospitais, indústria alimentícia, escolas e universidades, hotéis, restaurantes, entre outros . As análises microbiológicas devem ser realizadas para analisar a água destinada. Entre os diversos contextos e locais em que deve ser realizada a análise microbiológica, estão:


● Torres de resfriamento;

● Sistemas de caldeirarias;

● Processos industriais;

● Produção de bebidas e/ou alimentos;

● Consumo humano.



A By Technology Jr trabalha com Consultoria em Análise microbiológica para empresas que buscam proteger a saúde de seus clientes e colaboradores. Nossa equipe é altamente capacitada para a execução do diagnóstico, e caso necessário, também poderá promover a capacitação de colaboradores, confecção de mapas de risco, manuais de boas práticas e procedimentos operacionais padrões.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Acompanhe os últimos posts :

bottom of page